A Navus é uma empresa de gestão especializada nas áreas de finanças corporativas, planejamento,

gestão interina e administração de processos e métodos

Navus


  • Histórico


    Antonio Aires Matias Pereira, fundador da Navus Consultoria Econômica e Financeira, desenvolveu sua carreira em diversas instituições do sistema financeiro nacional, atuando por mais de 20 anos nas áreas de crédito, corporate finance e trade finance. Desde sua fundação em 2002, a empresa tem focado suas atividades na prestação de serviços nas áreas de finanças corporativas, planejamento econômico-financeiro, gestão interina e reestruturação organizacional, além de administração de processos e métodos.

    A passagem do setor financeiro para o não-financeiro deu-se através da prestação de serviços de recuperação de créditos problemáticos de valor substancial (originários das áreas corporate) para instituições financeiras de grande porte. O foco inicial neste tipo de atividade baseou-se no fato de os bancos, via de regra, não possuírem equipes especializadas no estudo dos problemas de financiamento de empresas devedoras e, portanto, focadas no desenvolvimento de soluções para que tais empresas voltem a gerar os recursos necessários para o seu funcionamento e a consequente amortização de suas dívidas.

    Através desta atuação, a Navus passou a interagir fortemente com as empresas devedoras, identificando um grande universo de companhias com problemas de caixa e estruturas de capitais desequilibradas, as quais, usualmente, precisam ser reestruturadas do ponto de vista financeiro e administrativo.

    Essa visão do mercado levou a Navus a desenvolver uma metodologia de trabalho que permitisse o estabelecimento de estratégias de gestão simplificada e a adoção das ações objetivas necessárias para implementá-las.

    A Navus passou então a ser contratada por empresas de grande porte para orientar seus principais clientes de médio porte na adoção do modelo desenvolvido. Depois de conhecerem o modelo e experimentarem sua inserção em seus negócios, estes clientes passaram a contratar a Navus diretamente – podendo assim contar com sua consultoria econômica e financeira no acompanhamento e desenvolvimento de seus projetos. A assessoria permitiu a estes empresários entender fatores que afetavam seus negócios, como as implicações do investimento operacional em giro ou os efeitos de custo/benefício de seus investimentos.

    O desdobramento da metodologia inicial elaborado pela Navus proporcionou o estabelecimento de um sistema baseado em indicadores, metas e formas de acompanhamento e controle gerencial que permitem identificar alternativas de melhora da produtividade, envolvendo diversos aspectos operacionais, incluindo custos, produção e vendas.

    Este modelo se transformou em um padrão de gestão, similar no conceito ao BSC – Business Scorecard, de Kaplan e Norton – mas muito mais simples e barato. Foi possível levar para as empresas que já possuíam bons portfólios de clientes e/ou produtos a possibilidade de aplicar o mesmo conceito que levou Kaplan e Norton a desenvolverem o BSC – uma gestão eficaz se faz a partir do estabelecimento de ações concatenadas que convergem para o objetivo fundamental.

    O modelo introduz a formação de um time de gestão utilizando os quadros da própria empresa para elaboração de orçamento empresarial pelo critério de custeio marginal (margem de contribuição) e seu desdobramento em indicadores e metas; o desenvolvimento de processos para acompanhamento e controle; e discussões sistemáticas da equipe para análise do desempenho em relação ao planejado, bem como a adoção de ações para correção de rumo quando necessário.

    O modelo de trabalho da Navus evoluiu utilizando casos práticos e em empresas com recursos escassos. Por isso hoje é reconhecido por sua praticidade, simplicidade e realismo.